segunda-feira, 15 de abril de 2013

Maneiras de enfrentar os conflitos.

Original(Instituto não Violência,Paz nas Escolas)


Sobre a Cultura de Paz

Diferentes Estilos para Lidar com Conflitos

Agora que você é um expert em compreender o que é um conflito, vamos relembrar como você lida com conflitos. Relaxe, isto vai ser fácil. Nós dividimos os métodos de resolução de conflitos em cinco estilos básicos:

- Acomodação: "O que você disser está bom para mim".
Você tende a concordar com as outras pessoas para sair de um conflito. Então, você nunca revela o que realmente pensa ou sente. Você mantém a paz e seus relacio-namentos, mas a sua opinião nunca é levada em conta e as suas necessidades são raramente satisfeitas.

- Fuga: "Deixe-me em paz!" - "Não é minha culpa".
Se você é envolvido em um conflito, você disfarça, olha em outra direção, sai da sala, muda de assunto, deixa pra mais tarde, ou até nega que haja qualquer problema. Bem, você nunca vai entrar em uma briga, entretanto, você também não resolve os seus conflitos e problemas.

- Agressividade: "Ou o meu jeito ou nada feito, amigo!" Ganhar um conflito é mais importante para você do que resolver o problema. Você tende a acusar e culpar o outro. Você pode gritar, empurrar ou até bater. Tudo para ter o que quer. Você sempre fala e toma uma posição forte, porém a sua insensibilidade aos outros pode estragar relacionamentos e o problema pode aumentar e transformar-se em violência.

- Acordo: "Eu tenho um acordo/solução para vocês!"
Você não quer ser incomodado por um conflito, então você procura a solução mais rápida possível. Você tenta encontrar um acordo NO QUAL NENHUM DOS LADOS PERCA, MAS NINGUÉM SAI VENCEDOR TAMBÉM. Você é flexível e consegue encontrar pontos em comum que mantêm os dois lados mais ou menos felizes, contudo, você está mais preocupado em encerrar um conflito rapidamente, do que de forma justa.

- Colaboração: "Vamos resolver isso juntos".
Você se concentra na resolução dos problemas. Você não culpa ou acusa; ao invés disso, você escuta e reconhece os sentimentos e necessidades do outro. Você diz à outra pessoa como você se sente, oferece sugestões e idéias, e procura soluções justas. Você começa buscando pontos em comum. Você trabalha com a outra pessoa para levantar o maior número de opções possível, e concorda com uma solução que satisfaz a ambos. Se o conflito não pode ser resolvido, ou parece que ele vai levar à violência, você sabe que é hora de pedir ajuda a alguém. Entretanto, ninguém jamais disse que agir desta forma é fácil. Exige estratégia, tempo, compromisso, e coragem.

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