quarta-feira, 1 de maio de 2013

" A seca no nordeste e a luta de Padre Djacy."



A trajetória deste padre, tem como bandeira lutar para amenizar o sofrimento do povo do Nordeste.

Ele tem mostrado a nação a tragédia provocada pela seca e grande estiagem que assola a região.
Com fotos, depoimentos, declarações, denúncias, ele mostra o verdadeiro cotidiano deste povo tão sofrido.
Mostra a fragilidade da política, dos governantes, sua inadequação e falta de ação para tratar desse problema.
Tem percorrido cidades, confortando o povo, levando esperança e um grito de indignação contra toda estrutura que abastece e promove a "indústria da seca".
Está tentando mobilizar a sociedade, os poderes governamentais, as lideranças religiosas, as associações, o poder público, para que sejam tomadas medidas preventivas e efetivas, que realmente acabe com o tormento de um povo que sempre esteve em segundo plano nos meios políticos, onde só são lembrados por ocasiões de períodos eleitorais, para fins de ganhar votos.
Esta luta encontra resistencia, o povo anda meio ensurdecido ante o clamor das vozes que pedem àgua, comida, e respeito.
Esta parte do país tem sido negligenciada, arrastando estes problemas já há várias gerações.
As medidas tomadas pelo poder público só protela e adia a situação caótica, de muito sofrimento e angústia desse povo.
A situação é de emergência, onde tudo secou pelo sol escandante, não foi plantado nada, tudo foi ressequido pelo sol e só resta o mugir dos animais que foram dizimados pela grande falta de chuva.
E onde depois de muito tempo sem chuva, agora choveu um pouco, mas só em algumas regiões, não choveu em toda região afetada.
E ainda não está restabelecido o ciclo das plantações, único meio de subsistência desta população.
A longa estiagem trouxe a escassez de alimento, o gado foi morrendo aos poucos.
Os governos enviam remessas de recursos, mas não chega de fato onde precisam, e se perde na burocracia imensa de setores, até que ao chegar ao necessitado, não sobra mais nada.
Faz-se discursos, reuniões, programa-se estatísticas do cenário da seca, mas ao morador do árido sertão, só resta contar com a sorte ou a colaboração de alguns poucos que se dispoem a ajudar de fato.
Padre Djacy tem mostrado que a seca existe, onde existem também brasileiros que estão em estado de extrema miséria, mas as respostas concretas estão demorando muito para ser efetivas.
Tem se pensado em alternativas para sanar de vez com esse problema, mas até agora, tudo fica só no papel e nos gabinetes dos governantes.
Enquanto isso o povo sofre, falta água, falta comida, falta saneamento, falta medidas práticas de sustento, falta justiça, falta recursos.
E tem gente passando necessidades....homens, mulheres, crianças, plantações e animais.
Todos vítimas de uma política burocratica, tendenciosa, morosa, inadequada, e longe de chegar a solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário