sábado, 18 de maio de 2013

"Começar uma vida a dois, com um bebê para cuidar"



Uma simples e pequena orientação.


Algumas meninas, mães de primeira viagem e iniciantes de um relacionamento familiar, sentem-se meio perdidas ao terem que lidar no dia a dia com seu bebê, cuidados da casa e início da vida a dois.



Para um roteiro mais específico, existe auxílio especializado.


Claro que o primeiro passo é um bom pré-natal, seu medico à acompanhará e lhe informará dos procedimentos necessários e obrigatório a toda gestante.

“Amamentando”
No ato de alimentar o bebê, você está não só dando alimento, mas também, tendo contato físico com seu bebê, e isto, este contato pele a pele é o sinal de que ele está seguro e tem alguém que interage com ele, fará a diferença na vida dele. Amamente-o de um lado e depois do outro, esse processo fará com que o bebê se sinta satisfeito, e ele mesmo saberá quanto deseja de leite.

Primeiros banhos:
Preparar o local com cuidado para que se evite acidentes , preparar a roupinha da troca, deixar em lugar fácil o que vai precisar usar. Após o banho secar primeiro a cabecinha, orelhas com cuidado e após vesti-lo.

Hora do soninho:
Essencial a mãe ninar o bebê até que este adormeça, colocando o em seguida no bercinho. Cante para ele, murmure palavras de carinho. Mostre a ele o quanto você o ama.

Hora da mamadeira:
Aqueça levemente o leite, acomode seu filho no colo e alimente-o. Tendo sempre o cuidado de fazê-lo arrotar. Isto após cada mamada, e com ele apoiado em seu ombro.

Desde o nascimento:
Examine e olhe para seu filho, identifique possíveis problemas, choros por cólicas, assaduras, alergias.
Você é a mãe e está mais próxima da criança. Sempre deve ser a primeira a identificar qualquer desordem na criança. Claro que o pai pode e deve ajudar, mas a mãe como extensão do filho será a primeira a notar.

Hora da papinha:
Oferecer alimentos saudáveis a criança, claro que com a orientação do medico pediatra, que alias, deve acompanhar mensalmente seu filho nos primeiros anos de vida.

Calendário de vacinação:
Toda criança deve tomar todas as vacinas recomendadas pelo pediatra, geralmente encontradas na rede publica de saúde. E oferecida gratuitamente.

Prepare:
Sempre a roupas limpas e adequadas a criança, ou seja, lavando e passando toda a roupinha a ser usada. Calçados limpos e em ordem.

Verifique sempre as orelhinhas, unhas das crianças, preste atenção em qualquer coisa que seja meio diferente.
Mantenha sempre a higiene das mamadeiras, brinquedos e qualquer objeto que a criança for usar.


Primeiras brincadeiras
Sempre acompanhar seus pequenos, nunca deixá-los sozinho, isso implica em evitar que ele corra risco e se machucar, retirar objetos que ofereça riscos e proporcionar lugares que não ofereçam perigos as crianças pequenas.
Lembre-se você e responsável pela saúde e segurança dessa criança.

Local de permanência da criança, área que a criança brinca, roupas de cama, banho, inclusive a cadeirinha das crianças, seja a que se usa em casa ou a do carro,deve ser mantidas limpas e asseados.

Ensine a criança a lavar as mãos, escovar os dentes após as refeições.

Ensine seu filho a jogar no lixo papéis e embalagens, a lavar as mãos após comer chocolates, doces ou balas. Ensine seu filho a praticar regras de higiene e educação.
È nesta hora que começa as regras para o resto da vida.
A boa educação, a ordem, a prática da cidadania começa desde bem pequenos.

A fase de socialização:
E hora de ensinar o pequeno que o NÃO existe e é para ser usado.
Não para quando for fazer algo perigoso, ensiná-lo quando deve seguir uma ordem. Lembrem-se ele é criança, mas pode aprender como se comportar em presença de outras pessoas ou quando for a lugares públicos, ensiná-lo que nem sempre pode mexer em tudo o que vê ou em tudo o que aparece pela frente, vai ter lugares que tem regras e terão que ser cumpridas.
Embora seja difícil, tem que ser ensinado, reensinado, até que a criança perceba que ela pode fazer muitas coisas, mas nem tudo.

Hora de você e de seu filho.
Sempre. Reserve tempo pra ele, dê atenção.
Brinque, faça passeios, leia um livro , conte historias, cante musiquinhas, ensine uma oração, assista a um programa infantil.
Afague seu corpo, faça carinhos, ouça teu filho, no futuro você vai ver o resultado.
Evite enchê-lo de brinquedos caros e coisas materiais, a sua presença na vida dele, já é um presente.
Dê presentes simples e baratos. Educativos. Ensine ele a brincar.
Faça oração para a família, entregue todos a Deus.
Agradeça pela saúde de todos eles.
Faça uma relação de todas as coisas boas que vocês tem.
Agradeça por cada dia o dom de ser mãe, e ter filho saudável. De ser saudável, de ter uma casa para morar, ter alimento para comer, roupa para vestir.

Cuidados com a casa.

Todos os dias.
Recolher a roupa suja e lavá-las, dia sim, dia não (principalmente quem tem criança pequena), evite acumular no cesto.
Organizar os uniformes da família se está em ordem, lavadas e passadas.
Arrumar as camas, passar uma vassoura, se precisar um pano, dar uma geral na organização, tirar o pó dos móveis.
Preparar as refeições, lembrando que se você não tem uma situação financeira abastada, quanto mais você gastar fora, menos terá para outras necessidades.
Evite comidas prontas, condimentadas, congeladas, aprenda a preparar pratos simples e apetitosos.
Quando for sair, certificar a roupa da criança, calçado, e objetos que vá usar, colocar roupas apropriadas, verificando se estão lavadas e passadas e se houver necessidade de serem reparadas, separá-las e enviar para os devidos consertos.
Organizar as roupas para lavagem, claras com claras e escuras com escuras. Separar as roupas mais delicadas, e lavar separadamente. Verificar o conteúdo necessário de sabão (nem de menos nem de mais) tem uma medida padrão. Evita que as roupas fiquem manchadas ou com manchas brancas.
No dia a dia, manter tudo organizado e não terá que se matar um dia só para fazer a tal faxina semanal. E só organizar o dia a dia. Banheiro sempre limpo e higienizado.

Organize:
Uma lista de consumo do que precisa para manter a casa abastecida, desde alimentos, produtos de higiene pessoal, e produtos de uso geral.
Organize uma rotina de cardápio que será usado pela família, de consumo diário a quinzenal e mensal.

Prepare uma pasta, ou caixas para organização de documentos,e para contas a pagar, outra para contas pagas, verifique o que pode ser jogado e o que não pode, organize objetos de uso diário e os que não se usa sempre, mantenha uma rotina de organização, vai facilitar o dia a dia e evitar o corre que gera brigas e conflitos.

Companheiro: Agradeça a Deus e entregue todos os dias a Deus (na religião que tiver).
Juntos, procurem estabelecer uma maneira de dividirem algumas tarefas.
Procure preparar as refeições de acordo com os horários que estão fora de casa, pois quando chegam é tudo mais corrido e mais desgastante.
Tente conversarem sem disputar quem tem razão, ser gentil um com outro, ter boa vontade, evitar palavrões e gritos, isso não resolve nada.
Tentem perdoar as ofensas, fazer planos para melhorar o futuro juntos.
Tentem pensar em cada um como um ser humano imperfeito e cheio de falhas, erros, e que também estão tentando acertar.
São somente pessoas que também sofrem e lutam bravamente para terem uma família e um futuro melhor.
Lembre se ninguém é dono de ninguém nesta vida e para fazer parte da vida de alguém à gente também tem que se doar.
Temos que ceder em alguma coisa, é regra de ouro.

Para você. Cuide-se, faça exercícios, frequente uma igreja, faça parte de uma comunidade, faça um núcleo de amigos, faça cursos, tem coisas interessantes em vários lugares.
Tente ler alguma coisa, se informar do que acontece no mundo, faça alguma coisa que goste.
A vida social é essencial. Ninguém vive só.

Se ambos trabalham fora, fica mais difícil, mas o importante é não perder a calma.

Terá que se buscar uma pessoa responsável para ficar com o bebê, ou colocá-lo em escolinha confiável.
Se possível, contratar uma ajudante para os demais serviços da casa. Hoje em dia está mais difícil, para quem pode é um privilégio.
Se não for possível, o que não é para a maioria das pequenas famílias que estão começando, o jeito é ir improvisando, com muita paciência , boa vontade e compreensão do casal.

FÁCIL!

Não é não, mas o importante é tentar uma coisa de cada vez, é querer, é buscar melhorar.
A família só tem a ganhar.

Coisas fáceis não têm valor, pois o que vem de graça também vai de graça

Nenhum comentário:

Postar um comentário