sexta-feira, 29 de março de 2013

Vegetação contribui para diminuir índices de criminalidade e violência.


 Esverdeamento de cidades pode reduzir taxa de crimes José Eduardo Mendonça - 27/03/2013 às 08:05

Presença de grama e árvores é associada a menos violência em espaço urbano
O planejamento urbano não é importante só para a infraestrutura de uma cidade. Um novo estudo descobriu que o paisagismo que enfatiza o verde nas cidades e a introdução de vegetação bem cuidada podem abaixar as taxas de certos tipos de crimes, como agressão, furto e arrombamentos.
Pesquisadores da Universidade Temple acreditam que a presença de grama, árvores e arbustos está associada com taxas de crimes mais baixas na Filadélfia.
“Há um antigo princípio, particularmente no planejamento urbano, que não se deseja um alto nível de vegetação, porque ela pode acobertar o crime, escondendo a atividade criminal ou permitindo que o criminoso fuja. Mas o verde bem conservado pode ter um efeito de reprimir o crime,” observa Jeremy Mennis, professor de geografia e estudos urbanos da universidade.
O estudo examinou a idéia de que estar dentro de um ambiente natural tem um efeito restaurador ou calmante sobre as pesssoas, e suprime os precursores do comportamento violento. “No início eu estava cético,” diz Mennis, “mas muitos estudos apontam os efeitos benéficos do verde sobre o comportamento humano.” Ele e sua equipe também estudaram o uso de espaços públicos, o que resulta em comunidades engajadas na manutenção de seus equipamentos sociais.
Os pesquisadores estabeleceram controles para outros fatores socio-econômicos relacionados ao crime, tais como pobreza, frequência escolar e densidade populacional, e examinaram dados de crimes e de vegetação, esta com imagens de satélite. O estudo foi publicado na Landscape and Urban Planning.
Foto: Chaval Brasil / Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário