domingo, 31 de março de 2013

As mãos de Maria.




As mãos de Maria, aquela que desata os nossos nós.


As mãos são, juntamente com a face, as únicas partes do corpo que normalmente não estão escondidas pelas roupas porque é nelas que se manifesta a pessoa humana, sua identidade, absolutamente única (veja as impressões digitais) e é através delas que nós entramos em contato uns com os outros.
A nudez do corpo focaliza a atenção não sobre a pessoa, mas sobre as características anônimas da espécie. Veja, por exemplo, as publicidades a nossa volta, que hoje são cada vez mais eróticas e agressivas. Elas mostram e focalizam, mais do que tudo, as formas do corpo; o que existe de atraente num corpo é que conta, porque não há vínculo algum com a interioridade, com verdadeira identidade do ser humano que está ali.
Cada posição da mão e dos dedos exprime uma atitude interior, põe em evidência algo particular, como se vê nas artes rítmicas (dança, teatro) e nas artes plásticas (pintura, escultura).
Olhemos agora a nossa liturgia cristã. E os ícones! As mãos dizem tudo: oração, ensinamentos, benção, autoridade, submissão, pacificação, suplica, unção… É extraordinário observamos, de modo particular, que em todas as manifestações da Virgem Maria, as suas mãos representam um papel primordial na sua mensagem: é manifestada, é mostrada através das mãos de nossa Mãe, o que o céu nos quer falar. Enfim, está colocada nas mãos de Maria Santíssima a essência de toda sua manifestação para com os seus filhos tão amados!
N.Sra.Desatadora dos Nós.(Campinas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário