domingo, 13 de janeiro de 2013

Aprender a lidar com as crises.



Aprendendo a lidar com as crises .

Tema: “Aprendendo a lidar com as crises”.
Leituras = Hebreus 10, 32-39 – Salmo: 138 (137)

Introdução: Você já enfrentou alguma crise na vida? Você já enfrentou uma crise familiar, conjugal, financeira, emocional ou de saúde? Venceu?
Na vida, todos nós enfrentamos crises, problemas, dificuldades, mas nem todos vencemos, pois as dificuldades não estão exatamente nas crises, e sim na maneira como as enfrentamos. Às vezes, resolvemos um problema criando outro ou outros. Mas não os resolvemos, apenas nos submetemos aos problemas.
O texto deste estudo celular nos fala das dificuldades, problemas e crises enfrentadas pelos primeiros cristãos e como eles fizeram para vencer suas crises.

1-Enfrente as crises com perseverança:

“…vocês sofreram muitas coisas, mas não foram vencidos na luta.” (versículo 32). Suportar, resistir, sustentar, perseverar, lutar etc. Eis aí o segredo para se vencer as crises, pois ninguém vence uma crise ou dificuldade desistindo, fugindo, correndo com medo delas.
Os primeiros cristãos foram orientados a vencer suas crises como um atleta vence seus desafios: perseverando! A palavra grega “athiesis” traduzida no texto como “combate, luta”, é a origem da palavra atleta, daí entendemos que se quisermos vencer as nossas lutas, combates e crises na vida, precisamos enfrentá-las com perseverança.
A mensagem do Evangelho é sempre uma mensagem de esperança, mudança, transformação, ânimo, vitória e salvação. Você deseja vencer as crises e dificuldades da vida? Então, abra a sua mente para o Evangelho e o coração para Jesus e você experimentará a vitória nas suas crises da vida!

2- Enfrente as crises com confiança na vitória:

“Nós não somos gente que volta atrás e se perde…” (versículo 39a). Quando enfrentamos uma crise, o primeiro sentimento que invade o nosso coração é o desânimo, a falta de confiança na vitória. Muitas vezes, abrimos nossa boca para declarar nossa própria derrota, dizendo: “Não consigo vencer, não posso, não tem jeito, não dá”. Essa é uma clara demonstração de que não temos nada, nem ninguém na vida a quem confiarmos os nossos problemas, dificuldades e crises. E quando enfrentamos alguns problemas e crises na vida? Apresento-lhe Jesus, Aquele que venceu todas as crises (conforme João 16,33) e que Se oferece para nos ajudar. Confie Nele e O receba como Seu Senhor e Salvador! Ele nos conduz à completa vitória!

3- Enfrente as crises com fé:

“… Pelo contrário, temos fé e somos salvos” (versículo 39). A fé firmada em Deus nos leva a vencermos todas as crises e dificuldades da vida. Sem fé é impossível vencermos na vida, pois para tudo que formos fazer necessitamos de fé. Precisamos de fé para acreditar que vem um novo dia, que teremos o nosso alimento diário, que teremos condições para tomar um transporte que nos levará ao local de trabalho etc.
Aqueles cristãos estavam enfrentando terríveis sofrimentos e perseguições. Eles estavam desempregados. Os que eram comerciantes, perderam seus clientes. Todos seus bens foram confiscados (Hebreus 10,34), estavam sendo presos, mas ainda perseveravam na fé em Cristo e por isso, Deus os fez vencedores. Sabe qual é a vitória que vence o mundo, as crises, os problemas e outras adversidades? A nossa fé (I Jo 5,4). Quem entrega sua vida a Jesus vence as crises. Entregue, agora, sua vida e o seu coração a Jesus. Ele te salvará e te dará a vitória sobre todos os teus problemas.

Autor: Élcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário